Histeroscopia e Laparoscopia  

Histeroscopia

 

Procedimento médico para visualização da cavidade uterina desde o colo uterino ao fundo do corpo uterino, utilizando um sistema ótico que envia imagem em tempo real para um monitor, onde a paciente também pode participar do exame. É realizado em consultório ou em ambiente hospitalar a depender da indicação do exame e da necessidade de anestesia. Suas indicações mais frequentes são:
- Sangramento uterino anormal,
- Infertilidade,
- Espessamento endometrial
- Pólipo uterino
- Mioma uterino submucoso
- Corpo estranho
- Anomalia uterina congênita

 

Acesse o vídeo do Youtube de POLIPECTOMIA: http://www.youtube.com/watch?v=lf1EbxbsHFc

 





DIU e HISTEROSCOPIA:
A HISTEROSCOPIA tem cada vez mais ajudado na prática clínica dentro da ginecologia e uma indicação não patológica para sua realização é a remoção ou reposicionamento de DIU (Dispositivo Intra Uterino).

Muitas mulheres que utilizam o DIU como método contraceptivo, ou mesmo para controle menstrual , no caso do DIU hormonal, necessitam da realização periódica de exames para avaliação da posição do DIU e algumas vezes se deparam com inadequado posicionamento do mesmo.

Sabemos que o DIU é um produto de alto custo para ser perdido e seu reposicionamento na cavidade endometrial se faz necessária, ou mesmo a sua retirada quando já está na época de sua troca e mas o fio não é encontrado.

Através da Histeroscopia o reposicionamento do DIU se tornou viável e seguro.

Assista no youtube no link
youtu.be/l4g8oxxvi2k

Tem alguma dúvida sobre o tema, envie e-mail para endofem@yahoo.com.br
Dr.
Sérgio Magrani


Os PÓLIPOS UTERINOS


São formações nodulares constituídas por tecido do próprio endométrio, que se projetam para a cavidade endometrial, podendo ter variados tamanhos, desde poucos milímetros até mesmo atingir tamanhos como de um limão. Podem ser múltiplos e de características variadas, atróficos, císticos, ou mesmo, em raros casos, cancerosos.

Sua presença pode ser assintomática, passando despercebido por anos até ser feito algum exame ginecológico de imagem, mas em geral cursam com alguns sintomas desconfortáveis, como alterações do sangramento uterino, dores pélvicas, dores no ato sexual e infertilidade.


Não se sabe a causa do seu aparecimento, mas fatores hormonais parecem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento.


O diagnóstico pode ser feito por exames de imagens, sendo o mais rotineiro a ultrassonografia pélvica. O melhor método diagnóstico para identificação dos pólipos uterinos é a Histeroscopia, que tem a vantagem de obter material do pólipo para diagnóstico histopatológico e afastar a possibilidade de câncer do mesmo. 

Sobre o tratamento, podem ser removidos por Histeroscopia Cirúrgica caso estejam causando sintomas indesejáveis, mas ainda sim podem ser mantidos apenas em observação, sem necessidade de retira-los, isso por que apenas 0,06% do pólipos malignizam. 

Assista ao vídeo no link ao lado: 
youtu.be/lf1EbxbsHFc

Tem duvidas sobre o tema? Me envie e-mail para endofem@yahoo.com.br





Dr. Sérgio Magrani



O MIOMA UTERINO

 

É uma patologia benigna, sendo rara as formas malignas da doença. Muitas mulheres apresentam Mioma Uterino em toda sua vida, sem sequer se dar conta, podendo ser diagnosticado numa consulta ginecológica de rotina ou por exames diagnósticos de imagens. Os sintomas, quando presentes, são variados, podendo acontecer Menstruações irregulares, com fluxo aumentado, dor ou sensação de pressão pélvica ou lombar, aumento da frequência urinária ou mesmo dificuldade em esvaziar a bexiga e constipação intestinal. A causa do aparecimento dos Leiomiomas é desconhecida, no entanto pesquisa médicas dão conta de que existem alterações genéticas nos miomas que diferem das células normais uterinas, outra hipótese é da presença de maior quantidade de receptores hormonais para Estrogênio e Progesterona quando comparados com o tecido uterino normal, dessa forma podendo estimular o crescimento desses Fibroides. Outros estudos mostram a presença de Fatores de Crescimento, podendo afetar o crescimento dos Leiomiomas. Alguns estudos mostram a possibilidade de desenvolvimento do Fibroide Uterino a partir do crescimento de uma célula- tronco do Miométrio.


Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta